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Roubos de Carga e veículos no Brasil em 2025

Atualizado: 27 de ago.


Panorama nacional e setores afetados

No 1º trimestre de 2025, o Sudeste concentrou cerca de 72% dos prejuízos com roubos de carga — queda de 11 pontos percentuais em relação a 2024. Região Nordeste saltou de 7,5% para 20,3% e o Sul, de 4,6% para 7,6%, mostrando dispersão do crime  .

São Paulo e Rio de Janeiro continuam como epicentros: SP respondeu por 36,7%, RJ por 25,4% desse prejuízo no período  .

Os setores mais visados (1º tri 2025): cargas fracionadas (44,1%), alimentos (36,6%) e eletrônicos (8,1%)  .

 


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Caminhão de cargas

Padrões de crime

Crimes concentram-se à noite, com vítimas crescendo de 15,6% no 1º tri de 2023 para 45,2% em 2025  .

Dias de maior ocorrência são quintas, segundas, sextas e sábados; domingos registraram queda de 10,7% para 5,5%  .

Principais rotas: BR‑316 com 11,3% dos prejuízos (eletrônicos, higiene, defensivos agrícolas); BR‑116 em 2º lugar, com 8,3%, predominantemente cargas fracionadas (73,2%)  .

 

Custos econômicos e tendências

Em 2024, o Brasil perdeu mais de R$ 1,2 bilhão em cargas roubadas, aumento de 21% frente a 2023  .

Apesar de ainda alto, o prejuízo das cargas fracionadas apresenta leve queda — de 52% em 2023 para 44% em 2025  .

A NTC&Logística aponta que 10.478 roubos de carga ocorreram em 2024 — redução de 11% em comparação a 2023  .

 

 

Iniciativas de combate

A nstech, com base nas grandes gerenciadoras de risco, celebrou redução de 32% da sinistralidade em 2025, graças a monitoramento avançado e inteligência artificial  .

Na região do Sistema Anchieta-Imigrantes, o uso de câmeras e policiamento tático reduziu roubos de carga a zero entre 7 de abril e início de junho de 2025  .

 

Roubos de Veículos

Números e tendências regionais

No Rio de Janeiro, houve queda de 2% nos roubos de veículos em 2025, com 2.814 casos até fevereiro — porém, roubos de carga saltaram 33–99% (dependendo da fonte)  .

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), roubos de carga dobraram (160 → 319; +99%) e veículos aumentaram 20% (2.036 → 2.435) até fevereiro  .

Outra fonte aponta 2.291 roubos de veículo em 2024 para 2.814 em 2025 no Rio (+23%)  .

No estado de São Paulo, houve crescimento expressivo de roubos/furtos de veículos elétricos e híbridos: de 15 para 34 casos (+126%) apenas no 1º trimestre  .

 

Contexto e impacto

Crime contra veículos elétricos destaca-se pelo valor das peças e mercado clandestino como motivador  .

Roubos de veículos em geral cresceram em várias regiões, embora o ISP registre queda pontual — indicando grande variação entre locais  .

 

Conclusão Geral

Roubos de carga continuam elevados, com mudanças nas rotas e setores mais atacados e maior dispersão geográfica.

Inteligência, tecnologia e policiamento estratégico já estão gerando resultados positivos em áreas específicas.

 

Roubos de veículos apresentam cenário misto: queda pontual em alguns locais, mas alta em elétricos e em outras regiões — exigindo atenção especial.

 

Fontes: Gilson Fontes - Assessoria de Imprensa.

 

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